Serra da Estrela

Vale Glaciar de Alforfa

Situado na projecção oposta do Vale Glaciário de Manteigas, este foi originado por um glaciar que atingiu os 5,5 km de comprimento e se dissolveu a uma altitude de 800 m.

A  sua maior exposição solar em relação ao vale oposto justifica esta diferença de altitude no termino do glaciar (120 m). No entanto, este é o vale onde melhor se podem observar os terraços de acumulação proglaciária, acumulações desordenadas de rochas e blocos de grandes dimensões localizados à frente das antigas línguas glaciárias.

Os depósitos mais importantes situam-se a jusante da confluência do Vale da Estrela e do Vale de Alforfa, na junção da Ribeira das Cortes.

Rota dos Vales Glaciares da Serra da Estrela

Percurso: 2  [Rota dos Vales Glaciares da Serra da Estrela]

Para este Vale Glaciário propõem-se duas possibilidades que deixamos a cargo do visitante: percorrê-lo na totalidade e aproveitar toda a magnitude do trajeto ou simplesmente fazer o percurso de automóvel, sendo este o mais cómodo e viável para as pessoas com pouca disponibilidade de tempo.

Rotas dos Vales Glaciares da Serra da EstrelaPercurso Pedestre
(aconselhável mapa Turístico do Parque Nat. da Serra da Estrela)
Duração: 4h50min Distância: 13km

Siga o trilho a Leste da torre descendo as vertentes abruptas do Covão do Ferro e passando à direita da Barragem do Padre Alfredo cujas águas abastecem Unhais da Serra. Após a barragem continue pelo caminho que desce a encosta da nascente do Terroeiro por entre piornais, urzes e amontoados de pedras que rolaram da vertente e por entre as quais se ouve o correr das águas. Continue pelo caminho ao longo da encosta percorrendo o Covão da Mulher, entre ravinas e depósitos na vertente chegando ao canal.

Siga até à antiga vila de Belo Horizonte observando as suas características que são quase idênticas às de há milhares de anos. Neste local o vale atingiu uma espessura de gelo superior a 200 metros. Continue agora o percurso avistando as rochas transportadas por entre a vegetação na junção da Ribeira das Cortes entre o Vale Glaciário da Estrela e o Vale Glaciário de Alforfa, na vertente oposta àquela onde nos encontramos. Siga até à Cabeçada e vire à direita entrando no caminho florestal que desce a encosta até ao Cruzeiro. Continue pela estrada até Unhais da Serra onde o percurso termina.

Rotas dos Vales Glaciares da Serra da EstrelaPercurso de Automóvel
(aconselhável o uso de um veículo todo-o-terreno)
Duração: 50 min Distãncia: 14 km

Saia da Torre em direcção à Covilhã.
Passe pelo Cântaro Magro e, logo à frente pela Nossa Senhora da Estrela. Siga entre curvas e contracurvas até se deparar com o Poio Judeu à esquerda.
Contorne a Nave de Santo António e entre na estrada à direita.
Entretanto no Covão da Mulher, siga a estrada avistando as rochas transportadas da vertente oposta àquela onde nos encontramos.
Continue pela estrada.
Passe a antiga vila de Belo Horizonte e a Cabeçada até chegar a Unhais da Serra onde o percurso termina.