Praias

Sabugueiro (Seia)

A praia fluvial do Sabugueiro é mais uma opção para quem percorre a Serra da Estrela nos meses mais quentes e procura refúgios de frescura.

Praia Fluvial | Sabugueiro

A aldeia mais alta da Estrela, a 1050 metros de altitude, transformou em 2018 uma área de banhos improvisada num espaço agradável com todas as condições para acolher os banhistas.

A zona de lazer, em pleno território do Parque Natural da Serra da Estrela, está rodeada de socalcos e casas a espreitar alguns metros acima. Sobre as águas límpidas da ribeira da Fervença, um passadiço liga as margens relvadas e uma rampa facilita o acesso aos banhos.

Todas as estruturas são em granito e madeira, perfeitamente integradas na envolvente. Sanitários, duches, parque de merendas, zona de churrasco e acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada até à linha de água são algumas das condições encontradas, cumprindo as recomendações da DGS.

Bebidas, petiscos e restaurantes, além do comércio de produtos típicos serranos, existem a alguns metros acima da praia, no coração da aldeia turística, ponto de paragem e passagem a caminho do cume da Serra da Estrela.

Na freguesia vale a pena visitar o museu etnográfico, o forno comunitário, os moinhos de água, a Igreja Matriz, a fonte do Ferreiro e o miradouro sobre o Alva.

Como chegar

A partir de Seia, subir em direção à torre, serra da Estrela, pela EN339. Já no centro da localidade, virar à direita em direção à ribeira e praia fluvial.

Descobrir a Aldeia de Montanha

O Sabugueiro integra a Rede de Aldeias de Montanha, que disponibiliza aqui duas rotas.

A Rota da Fervença, um percurso circular de 4.7 km, tem início na aldeia, atravessando uma paisagem marcada pela atividade pastoril, com passagem nas ribeiras do Covão do Urso e da Fervença, com a sua cascata.

A Rota do Vale do Rossim percurso linear de 8 km, liga este espelho de água à aldeia.

Antes de partir, prove Queijo da Serra e o pão do Sabugueiro.